BOTS PRA TODO LADO!



50% do tráfego na Internet não é gerado por seres humanos! Quem tá por trás de mais da metade da Internet? Onde vivem? Do que se alimentam? E mais importante do que isso, o que eles tem a ver com as eleições presidenciais? Hoje, no Peixe Babel.

Referências do vídeo:

Computational Propaganda in Brazil: Social Bots during Elections
http://comprop.oii.ox.ac.uk/wp-content/uploads/sites/89/2017/06/Comprop-Brazil-1.pdf
The Rise of Social Bots
https://www.researchgate.net/publication/264123205_The_Rise_of_Social_Bots
OS ROBÔS NAS REDES SOCIAIS

Artigo: Os robôs nas redes sociais


ROBÔS, REDES SOCIAIS E POLÍTICA: ESTUDO DA FGV/DAPP APONTA INTERFERÊNCIAS ILEGÍTIMAS NO DEBATE PÚBLICO NA WEB

Robôs, redes sociais e política: Estudo da FGV/DAPP aponta interferências ilegítimas no debate público na web


Estudo da UFMG: Reverse Engineering socialbot infiltration strategies in twitter
https://arxiv.org/abs/1405.4927
Estudo da UFMG: You followed my bot! Transforming robots into influential users in Twitter
https://www.researchgate.net/publication/281413750_You_followed_my_bot_Transforming_robots_into_influential_users_in_Twitter

Weaponized Health Communication: Twitter Bots and Russian Trolls Amplify the Vaccine Debate
https://ajph.aphapublications.org/doi/10.2105/AJPH.2018.304567
Social Bots: Human-Like by Means of Human Control?
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29235915
Bot Traffic Report 2016

Bot Traffic Report 2016


Bot Traffic Is Bigger Than Human.

Bot Traffic Is Bigger Than Human. Make Sure It Doesn’t Affect You!

Vídeos citados:

Universo Discreto – Fake News e as Eleições

Pirula – Whatsapp: a Deep Web de bolso

Canal do Slow – Bolsonaro e Bannon

#apresenteaumamina

Para apoiar o Peixe Babel:
Padrim (em real): https://www.padrim.com.br/peixebabel
Patreon (em dólar): https://www.patreon.com/peixebabel
Picpay: @milalaranjeira
Paypal: https://goo.gl/1Jga3f
PagSeguro: https://pag.ae/blwdpfG

**** Muito obrigada aos apoiadores *****
Virgínia Fernandes Mota, Bruna Laranjeira, Virgílio Bernardo, Leandro Seixas, Fernando Santos, Alex Cambraia, Rafael Guimarães, Sérgio Felisbino, Vitor Hugo, André Rodrigues, Lucas Oliveira, Eliberto Silva Castro

Fazendo a social da Mila
Twitter: @milalaranjeira
Instagram: @milalaranjeira

Fazendo a social da Vivi
Twitter: @putz_vivi
Instagram: @vivi_bitdeprosa

Até mais e obrigada pelos peixes
– Clica no link para se inscrever no canal: http://goo.gl/tEqU0R
– Twitter: https://twitter.com/canalpeixebabel
– Instagram: https://instagram.com/canalpeixebabel
– Facebook: https://www.facebook.com/CanalPeixeBabel
– Google Plus: https://plus.google.com/+PeixeBabel

source

47 comentários em “BOTS PRA TODO LADO!

  1. Oi Mila e Vivi, muito bom o vídeo de vocês. Pra acrescentar, gostaria de indicar 2 vídeos que eu fiz justamente sobre o artigo citado no vídeo de vocês:

    -Bots nas eleições 2014: https://www.youtube.com/watch?v=IT70G1ousm8
    -Bots nas eleições 2016: https://www.youtube.com/watch?v=KivEWkCedCI

    Se puderem dar uma moral pra esses vídeos, agradeço 😉 e parabéns pelo ótimo conteúdo, bastante didático e com uma edição bem feita e divertida!

  2. Olá, achei muito legal o vídeo e me surgiu uma questão enquanto eu estava assistindo. Essa semana o jornal Folha de São Paulo, se não me engano, fez uma matéria falando sobre petiscos de buteco e ensinava a fazer BOLOVO. Na mesma hora, várias contas de bots do twiter começou a responder a matéria falando sobre Bolsonaro. É possível que o jornal tenha colocado uma isca para pegar os bot que estão sendo usados na campanha de Bolsonaro?

    Seus vídeos são ótimos. Muito obrigado por produzir um material de tão boa qualidade.

  3. O desespero fez a esquerda queimar seus acadêmicos, produzindo videos TOSCOS numa tentativa de impor terror psicológico nos seus inscritos… Aquele vídeo do slow é de uma baixeza e velhacaria lamentável, vinda de alguém com tanta instrução!

    Até quando vcs vão tentar forçar essa narrativa de demonizar o outro lado? Não está colando, pelo contrário, está esvaziando o seu apoio! Bolsonaro não é uma madre Tereza, entretanto, está a léguas de distância de fascismo e nazismo. Toda a histeria infantil da esquerda, batendo nessa tecla, só está afastando as massas de perto dela mesma. Não há bots, não há empresários malvados que possam chegar perto de 1 décimo desse resultado. Quanto tempo vcs vão levar pra baixar essa empáfia, essa soberba e reconhecer que se descolaram completamente do mundo real?

  4. Seria interessante estudar lógica de programação antes de começar a falar tanta merda assim, é notável que você não entende nada de html, java, jquary, javascript, etc. exemplos de linguagem de programação.

  5. Achei sensacional o vídeo! Aproveitei e vi o vídeo do Bannom (acho q é esse o nome.) tbm super foda. Podia ter a parte 2 desse vídeo, detalhando melhor o boot, tipo, como q dentro do Facebook ele é executado e pode responder e postar coisas… Nesse sentido. <3

  6. Excelente. Assisti agora o de vocês, ontem o do Slow e hoje também o do Pirula sobre a deepweb de bolso, o whatsapp. Dessas três abordagens diferentes sobre um grande mesmo assunto, a conclusão que fica é que temos que correr muito para aprender a lidar com essa nova realidade digital. Esses bots com suas contas fakes tem um enorme poder de influência, e vêm sendo cruciais em várias eleições ao redor do mundo, inclusive a nossa de agora, com o escândalo de caixa 2. O impacto é tremendo, e acredito que seja um caminho sem volta. A solução acaba sendo a dita no final hahah citando ET Bilu. Educar as pessoas a ter senso crítico para não acreditar no que leem de primeira, a saber conferir fontes e identificar se alguma notícia é suspeita etc. Só assim pra diminuir um pouco esse impacto negativo.

  7. Um bot bolsominion me chamou de "viadinho". A violência é desenfreada e cega ou os bots são estúpidos e homofóbicos. Ou os 2 existem mutuamente!

  8. Eu vi um vídeo muito bom do Meteoro sobre isso. Segundo o New York Times o YouTube é um grande radicalizador, pois o próprio algoritmo de distribuição de vídeo se utiliza disso, sobre qualquer tema. Por exemplo, no estudo que estavam fazendo, pesquisaram sobre um assunto simples sobre vegetarianismo e acabaram por chegar em vídeos sobre veganismo. E isso numa pesquisa rápida sobre um tema político pode levar uma pessoa a ser radical no assunto, pelas próprias recomendações do YouTube. E isso é péssimo pois é notável o algoritmo do YouTube expressa uma opinião, a algo que deveria ser imparcial; com cada vez mais pessoas acessando o YouTube cada vez pessoas mais radicais existiram sobre um determinado assunto.
    O link para o vídeo do Meteoro: https://youtu.be/BJYQUhYK1ts

  9. eu tenho uma duvida: pq se espalha desinformação em relação a vacina? eu entendo o pessoal conspiracionista maluco, mas nao entendo pq alguem gastaria tempo e dinheiro fazendo bots pra isso. o q q ele ganha com isso? alguem tem uma luz?

  10. É até interessante como o conhecimento vem sendo passado.
    Quando algumas pessoas falam, devido a experiência que tem, sobre determinados assuntos, a maioria critica.
    Dizem: "É teoria da conspiração!"
    Agora vemos que de fato, muita coisa é verdade.
    E a juventude, sem experiência, só por que sabem alguma coisa diferente, desprezam a experiência.
    Eis por que o mundo está indo para o buraco que está e com tendência de afundar ainda mais…
    É preciso haver um resgate dos valores familiares, humanos, e sociais para que haja um retorno a segurança da humanidade.
    Ai vemos o grande problema, de pra onde a AI estará nos levando.
    Somos nós humanos quem criamos, mais a finalidade de alguns não é como a maioria pensa.
    Estes poucos podem levar todos a perdição, simplesmente por que a maioria está dividida, desconhecida, solitária, e desorientada.
    Por isso que sempre critico para que nos unamos e retornemos alguns passos no caminho para encontrar o lugar do caminho onde nos perdemos.
    Um grande exemplo disso é que a maioria dos estudantes de hoje não entendem absolutamente nada de filosofia, nem das perguntas que movem a humanidade.
    Por hora falarei somente isso.
    Valeu.

  11. E a porcaria do Twitter não tem opção de "Bots" na hora de fazer uma denúncia. Essas redes sociais também não estão se esforçando muito pra melhorar isso… e os radicais vão crescendo…

  12. Passei um tempo sem assistir seus vídeos por falta de indicação do youtube, sua fluência verbal melhorou muito e o time do video, parabéns!!
    e sim , vc é uma linda crush eternooo.. ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *